sábado, 14 de março de 2009

Um governo factóide

O governo Lula é um governo factóide. A população imagina que há um governo. Há governo? Não há.

Em 2002 fui um dos eleitores de Lula. Lembro-me do momento em que confirmei o voto: poucas vezes na vida fiquei tão satisfeito em apertar um botão. Nós, eleitores, imaginávamos um Brasil melhor. Imaginávamos um Brasil sem a corrupção endêmica que nos aflige; um Brasil onde não houvesse um abismo separando a justiça do abastado da justiça do miserável; um Brasil onde quem depende da saúde pública não morresse na fila aguardando atendimento.

Quando Lula foi eleito a suposta existência de 20 milhões de miseráveis que passavam fome justificou a criação do programa Fome Zero. Hoje fala-se em 11 milhões de famintos. Um disparate completo! Se Lula passou 7 anos no poder para matar a fome de 9 milhões de pessoas - com esforço mínimo - poderia ter sanado o problema todo com um pouco mais de esforço somente. Afinal, quem tem fome tem pressa!

A maioria dos eleitores de Lula - dezenas de milhões de pessoas - esperavam um governo de fato, não um factóide, uma ficção da mídia que só sabe dizer amém para o capeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário